quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo, 458 anos





Não podia deixar em branco esse dia comemorativo ao aniversário da maior cidade da América Latina.
São Paulo comemora 458 anos e aqui está um relato breve sobre sua história:

Fundada em 25 de Janeiro de 1554 no processo de ocupação e exploração dos portugueses, passou a ser considerada Cidade em 1711.
No século XIX, com a independência do Brasil, São Paulo se firmou como sede da província e sede de uma Academia de Direito, se tornando um importante núcleo de atividades intelectuais e políticas. A cidade passou por transformações econômicas e sociais com a expansão da lavoura cafeeira, do afluxo dos imigrantes europeus e com a construção da estrada de ferro entre Santos-Jundiaí. Ainda no fim deste século houve a construção da Avenida Paulista(destaque da foto acima) em 1891.

Em 1901 foi construída a Estação da Luz e em 1911 a cidade ganha seu Teatro Municipal(foto a seguir):



Em 1920, São Paulo tinha 580 mil habitantes e após um grande impulso econômico, chega à uma crise no café. No entanto, a elite paulistana, num clima de incertezas mas de muito otimismo, frequenta os salões de dança, assiste às corridas de automóvel, às partidas de foot-ball, às demonstrações malabarísticas de aeroplanos, vai aos bailes de máscaras e participa de alegres corsos nas avenidas principais da cidade. Em 1922 surge a Semana da Arte Moderna no Teatro Municipal, movimento cultural que assimilava as técnicas artísticas modernas internacionais.

Em 1954, foi inaugurado o Parque do Ibirapuera(foto abaixo) na comemoração do quarto centenário da cidade. Fonte: Sampa



Hoje a cidade tem 11.253.503 habitantes segundo o IBGE, possui 31 sub-prefeituras, possui o maior PIB das cidades brasileiras, é uma cidade marcada pelo "turismo dos negócios" como o Salão do Automóvel e a Couromoda. Promove a São Paulo Fashion Week, a Bienal de Artes de São Paulo e outros grandes eventos.

Enfim são milhares de coisas para destacar sobre a cidade de São Paulo, mas para essa postagem não ficar mais extensa vou fechar falando sobre o futebol:
São Paulo é sede de 4 grandes clubes: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Portuguesa. É com a imagem do estádio do Pacaembu que eu encerro esse post:




God Bless São Paulo!

Por: Sérgio Cirqueira e Areli Nunes

3 comentários:

  1. Essa ultima imagem podia ser do Morumbaaaaa....rsrsrs...otimo texto!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. O Pacaembu foi escolhido por ser um Estádio Municipal, o Morumbi é particular.

    God Bless

    ResponderExcluir
  3. Vale ressaltar a feira da mecânica, feimaffe e Brasilplast, feiras na grande área da mecânica q acontece no anhembi anualmente, onde empresas, reprentantes de todos os lugares do Brasil se reúnem naquele imenso galpão!!

    ResponderExcluir